Osteoporose: definição, causas e tratamento
Osteoporose: definição, causas e tratamento.
3 de abril de 2018
Dietas Milagrosas
Dietas ‘milagrosas’: entenda o perigo.
29 de abril de 2018
Exibir tudo

Terapia de Reposição Hormonal Masculina

terapia de reposição hormonal masculina

terapia de reposição hormonal masculina

O que é terapia de reposição hormonal masculina?

A terapia de reposição hormonal masculina visa reestabelecer os níveis baixos de testosterona, o hormônio responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e pela produção de características masculinas, como pelos faciais e musculinidade. A terapia de reposição hormonal masculina é mais freqüentemente usada para corrigir os sintomas do hipogonadismo masculino, uma condição na qual o homem não produz níveis adequados de testosterona.

Alguns homens nascem com hipogonadismo, enquanto outros podem desenvolver a doença mais tarde na vida. Em adultos, pode causar diminuição do desejo sexual, infertilidade, impotência, perda de pêlos corporais e faciais e osteoporose.

Depois de diagnosticar o hipogonadismo – muitas vezes por um exame de sangue – o médico endocrinologista pode recomendar a terapia de reposição hormonal masculina para substituir a testosterona ausente. Isso pode restaurar a função sexual e a força muscular e prevenir a perda óssea.

Vale ressaltar que não deve ser prescrito hormônios apenas pra sintomas sexuais quando os níveis hormonais estão dentro dos valores de referência de normalidade. Outras causas devem ser investigadas para as queixas do paciente.

Os níveis de testosterona no corpo de um homem naturalmente começam a diminuir após os 40 anos.

Não recomendamos que homens saudáveis – aqueles sem hipogonadismo – tomem testosterona em um esforço para aumentar a energia, o desejo sexual e o bem-estar. Altas doses de testosterona podem resultar em problemas de sono e infertilidade, além de aumentar o risco de distúrbios do AVC e da próstata.

O que envolve a terapia de reposição hormonal masculina?

A testosterona pode ser administrada de várias formas diferentes, incluindo injeções, sistemas transdérmicos (adesivos ou gel). Os adesivos liberam o hormônio por um longo período de tempo e podem impedir que os níveis hormonais subam e desçam. Essas flutuações podem causar variações de energia, humor e desejo sexual.

Quais são os efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal masculina?

Embora a terapia de reposição hormonal masculina tenha sido usada com sucesso há anos para tratar o hipogonadismo masculino, alguns estudos sugerem que o aumento dos níveis de testosterona pode fazer com que a próstata de um homem aumente.

Outros efeitos colaterais podem incluir problemas de sono e infertilidade. Seu médico irá monitorar sua saúde através de exames e exames regulares quando você estiver em terapia de reposição hormonal.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre reposição hormonal, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?