Osteoporose
7 de agosto de 2017
Excesso de pelos (em mulheres): causas e tratamentos.
26 de agosto de 2017
Exibir tudo

Perca peso de maneira saudável

A maneira mais saudável de perder peso não é com dietas radicais nem com “explosões” de exercícios. O corpo prefere mudanças lentas em termos de alimentos e exercícios.

Por exemplo, alguém que não pratica atividade física não deve começar em maratonas. O mesmo acontece com as refeições. Dietas restritivas muito severas podem levar você a deficiência de nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa.

Então, se você precisa perder peso, o que você deve fazer?

Necessidade energética e emagrecimento.

O corpo utiliza os alimentos como fonte de energia. Ele armazena qualquer excesso de energia como gordura. Isso significa que se alguém comer mais alimentos do que o corpo precisa para as atividades diárias e para a manutenção celular, ganhará peso.

Para perder peso, o corpo precisará utilizar a gordura acumulada. A maneira mais eficaz de fazer isso é:

. Reduzindo a quantidade de calorias ingeridas;
. Aumentando a atividade fisica;

Intruduza, gradualmente, as mudanças.

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Um biscoito extra por semana pode levar ao ganho de até 2 quilos por ano – corte esse biscoito fora perderá o mesmo valor. A substituição do leite cheio de gordura por um desnatado também fará grande diferença ao final de um ano.

As mudanças dos hábitos alimentares, apesar de graduais, devem ser permanentes. Apesar dos objetivos de perda de peso geralmente serem definidos com prazos curtos, a grande dica é manter essas mudanças ao longo do tempo promovendo, de fato, uma mudança de estilo de vida.

Incremente a prática de atividade física.

Alguém que aumenta a quantidade de atividade física praticada e mantém a mesma dieta e ingestão de calorias, certamente perderá peso.

Mesmo uma curta caminhada de 20 minutos, se praticada 3 a 4 vezes por semana, será benéfica e auxiliará no emagrecimento. Além da caminhada, existem muitas maneiras de aumentar a prática de atividades físicas. Esportes em grupo, aulas de aeróbica, corridas, natação e ciclismo são belos exemplos. Encontre alguma atividade física que tenha afinidade e que seja fácil em termos de localização e custos. Assim ficará mais fácil ainda.

. Se for ao shopping, deixe seu carro na parte de trás do estacionamento e caminhe um pouco mais. Cada passo extra ajudará;

. Preferir a escada ao elevador é uma forma de aumentar a atividade física;

. Considere utilizar uma bicicleta ergométrica na sala de estar enquanto assiste a sua novela favorita;

Reduza o consumo de calorias.

Quem está acima do peso não deve continuar com os mesmos hábitos alimentares se realmente quer perder peso. Não é possível reduzir a gordura corporal comendo muito bolo, salgadinho e tomando muito refrigerante. Comer menos e escolher comidas saudáveis fazem o corpo utilizar a gordura acumulada e, consequentemente, emagrecerá.

Cuidado: as dietas rápidas podem levar a um efeito de perda drástica de peso, seguido de ganho de peso, resultando em um ciclo vicioso. Não existem atalhos para perder peso de forma saudável.

Abaixo estão algumas formas de reduzir a ingestão de calorias sem ter que alterar sua dieta de forma drástica.

. Substitua o refrigerante e bebidas efervescentes pela agua e suco da fruta.

. Troque o leite integral pelo semi-desnatado ou o semi-desnatado pelo desnatado.

. Coma um pouco menos que o habitual.

. Pare de adoçar (com açúcar) o chá ou o café.

. Corte alimentos não saudáveis – como confeitos, biscoitos açucarados e batatas fritas – entre as refeições.

. Reduza a ingestão de álcool.

Não se sinta tentado a ignorar o café da manhã – ou qualquer refeição para perder peso. Ao saltar uma refeição, irá reduzir a ingestão de calorias durante aquela hora, isso deixará você muito mais ansioso mais tarde. Todas essas coisas irão influenciar na sua saúde de forma positiva.

Seja paciente e perseverante.

Os primeiros resultados podem levar até 3 semanas para serem notados. Após o primeiro mês os resultados serão mais notórios. Manter sua motivação é um dos aspectos mais difíceis da dieta.

Importante lembrar que antes de sair aderindo qualquer dieta, é melhor buscar ajuda de um profissional de verdade para não prejudicar a sua saúde. Consulte seu endocrinologista.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?