Os hormônios da felicidade: conhecendo a dopamina, ocitocina, endorfina e serotonina.
29 de abril de 2019
Diabetes: 8 maneiras de evitar complicações.
11 de junho de 2019
Exibir tudo

Osteoporose em homens

Osteoporose em homens, por ser muitas vezes ignorada, costuma trazer problemas como fraturas que poderiam ser evitadas.

Osteoporose é um daqueles problemas médicos que o povo chama de coisa de mulher. Essa “doença silenciosa” é encontrada duas vezes mais em mulheres, mas à medida que aumenta a expectativa de vida masculina, também aumenta a taxa dessa condição de osso frágil.

Como os homens adquirem a osteoporose?

Assim como nas mulheres, a idade também desempenha um papel importante. Por volta dos 40 anos, homens e mulheres começam a perder cerca de 1% da densidade mineral óssea total a cada ano. As mulheres tendem a desenvolver osteoporose muito mais cedo na vida, geralmente em seus cinquenta anos, por causa da menopausa. A queda na produção de estrogênio neste momento aumenta a perda óssea para até 5% ou mesmo 10% a cada ano em algumas mulheres!

Assim, enquanto os homens não estão experimentando essa rápida taxa de perda óssea em seus cinquenta anos, aos 65 ou 70 anos, homens e mulheres perdem massa óssea na mesma proporção. Neste momento, a taxa de absorção de nutrientes e alimentos diminui em ambos os sexos. Isso pode causar perda óssea excessiva e pode levar ao aumento do risco de fraturas.

Os números mostram que um em cada quatro homens com mais de 50 anos sofrerá uma fratura devido à osteoporose. Nos homens, a incidência da osteoporose é maior que a do câncer de próstata.

Causas da osteoporose em homens

A grande maioria dos fatores que enfraquecem o osso nas mulheres também são fatores de risco para os homens:

. Carência de Vitamina D
. Baixa ingesta de nutrientes
. Estar abaixo do peso
. Sedentarismo e pouca massa muscular
. Deficiência de hormônios sexuais
. O uso de esteróides, antidepressivos, inibidores da bomba de prótons e anticonvulsivantes.
. Várias condições médicas, como hiperparatireoidismo ou doença da tireóide, artrite reumatóide, mieloma múltiplo, etc.
. Fumar e ingesta excessiva de álcool.
. Histórico de fraturas.
. Histórico familiar

Onde os homens têm osteoporose?

As áreas comuns da osteoporose estão no quadril, fêmur e coluna / vértebras e pulsos para homens e mulheres. Mas depois dos 75 anos, a incidência de fraturas de quadril nos homens aumenta acentuadamente.

Embora essas áreas (quadril e vértebras) tenham uma incidência maior dependendo da idade, os homens podem ter osteoporose em todos os locais comuns da área de osteoporose.

Alterações ósseas relacionadas à idade são complexas. Mas, como os homens geralmente têm um pico de massa óssea mais alto, isso pode explicar em grande parte por que as fraturas por fragilidade são mais comuns em mulheres idosas do que em homens idosos.

Densidade óssea e sinais de alerta

Densidade óssea ou densidade mineral óssea é a quantidade de mineral ósseo no tecido ósseo. O osso saudável parece compacto e forte, enquanto os ossos com osteoporose são esponjosos e fracos.

Para medir sua densidade óssea, o teste padrão ouro é chamado de Densitometria Óssea.
Embora a osteoporose tenha muitos fatores de risco, não há sinais ou sintomas, o que dificulta a identificação.

Mas há alguns sinais físicos de perda óssea.

. ficar corcunda é um sintoma típico da osteoporose das vértebras.
. rugas. À medida que começamos a perder a densidade óssea ano após ano, isso também inclui o nosso rosto, que faz com que a pele caia e enrugue.

Tratamento em homens

A seguir, alguns planos de tratamento natural para osteoporose em homens:

Suplementação: Cálcio e vitamina D, além de magnésio, vitamina K2, boro, vitamina C e minerais, são cruciais para a saúde óssea.

Exercício: O exercício regular de sustentação de peso é fundamental para manter e aumentar a força e a densidade óssea.

Mudanças no estilo de vida: cortar o tabagismo, concentrar-se em melhores padrões de sono e alimentar-se bem são mudanças no estilo de vida que você pode controlar para ter ossos saudáveis.

Infelizmente, os homens já tendem a procurar ajuda para sua perda óssea muito depois das mulheres. E quanto mais tarde eles conseguirem ajuda, maior a chance de uma fratura.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Ele é o profissional adequado para realizar um diagnóstico preciso e indicar tratamentos, inclusive medicamentosos, para cada caso.

Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre osteoporose, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?