Vitamina D
Pegar sol ou repor vitamina D?!
24 de janeiro de 2018
Vida Saudável
Vida saudável: inicie a sua mudança
15 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Obesidade: a importância do Endocrinologista

Obesidade: a importância do Endocrinologista

A importância do Endocrinologista no tratamento da obesidade com a prescrição de remédios e na indicação da cirurgia bariátrica.

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente entre os brasileiros: o Ministério da Saúde identificou que o número de casos aumentou 60% nos últimos 10 anos. Apesar desse enorme crescimento, ainda há certa resistência e falta de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento com medicações para emagrecer com saúde e sobre a importância de utilizá-los conforme a prescrição médica. Existem algumas opções de remédios que podem ajudar na redução do apetite, no controle da ansiedade e na compulsão alimentar. Seu médico deve avaliar qual a melhor opção terapêutica pra você. Cada caso deve ser individualizado, pois o paciente é único. Sempre falo que não é o tratamento do vizinho, amigo ou irmão que irá funcionar pra você.

Perda de peso permite reduzir o risco de diabetes e hipertensão

Para compreender seu tratamento de uma maneira melhor, você deve conversar com o médico endocrinologista de sua confiança sobre o quanto conseguirá emagrecer. “Muitos pacientes têm pretensões inatingíveis e não aderem ao tratamento por não ficarem satisfeitos com a perda de peso obtida”.

No entanto, eliminar apenas 10% do peso do seu corpo já representa uma diminuição significativa dos riscos de diabetes e das doenças cardiovasculares. Muitos desses benefícios serão vistos a longo prazo, mas certamente os resultados serão positivos. Não desanime e persite o tratamento.

Tratamento da obesidade deve continuar mesmo depois da perda de peso

Depois que o emagrecimento for percebido, não pense em jogar os remédios fora. O tratamento deve continuar para evitar que você volte ao peso anterior. A fase da manutenção, exige os mesmos esforços e cuidados da fase inicial, incluindo cuidados alimentares, exercícios físicos e a continuidade do uso de medicamentos. Uma das perguntas mais frequentes em meu consultório: “Quanto tempo devo usar esse remédio?” E minha resposta é sempre a mesma: “Depende!! Só o tempo irá dizer! A cada consulta reavaliaremos e definiremos novas metas.” Cada organismo reage de uma maneira a um tratamento proposto e, por isso, é importante que vocês conversem sobre suas necessidades específicas e dúvidas, a fim de que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre obesidade, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?