
Quantos quilos posso perder em um mês?
30 de maio de 2022Você já ouviu falar no Índice de Massa Corporal, ou IMC? Ele é uma das formas mais usadas para avaliar se o seu peso está adequado em relação à sua altura. É um importante indicador para acompanhar a perda de peso, e normalmente é um dos primeiros, senão o primeiro a ser analisado.
No tratamento da obesidade, para pacientes com obesidade grau 1 e grau 2, em que o IMC oscila entre 30 e 40, uma perda de 10% do peso inicial já indica obesidade controlada.
Já para pacientes com obesidade grau 3, cujo IMC está acima de 40, é uma perda de 15% que indica obesidade controlada. Quando isso acontece, todas as taxas metabólicas melhoram, havendo, inclusive, casos de reversão de diabetes inicial.
O IMC também auxilia no monitoramento do risco de doenças associadas ao peso, como diabetes e hipertensão, e permite ajustes na estratégia para alcançar resultados sustentáveis.
O cálculo é simples, e você mesmo pode descobrir o seu agora: peso (kg) ÷ altura² (m²). A classificação segue estas faixas:
🔹 Abaixo de 18,5 → baixo peso
🔹 Entre 18,5 e 24,9 → peso normal
🔹 De 25 a 29,9 → sobrepeso
🔹 Acima de 30 → obesidade (sendo grau 1, 2 ou 3, dependendo do valor).
Mas eu sempre gosto de lembrar que emagrecer vai além dos números na balança e no IMC. Como eles não mostram o que foi perdido, é fundamental atentar para outros fatores, como a composição corporal: verificando se há redução de gordura, e preservação e fortalecimento da massa muscular. Além disso, há outros sinais extremamente valiosos para avaliar o progresso, como resultados melhores nos exames, mais disposição e uma qualidade de sono renovada.
Se você está buscando um emagrecimento saudável, saiba que cada corpo tem seu próprio ritmo, e um acompanhamento médico pode fazer toda a diferença nessa jornada.
Dra. Karoline Medeiros
Médica Endocrinologista
CRM 24.883–PE | RQE 5293