Sinais de que você precisa examinar sua Tireoide
9 de setembro de 2020
Exibir tudo

Novembro Azul: mês de combate à diabetes ou ao câncer de próstata?

Apesar do mês de novembro ser marcado pela conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, com foco no câncer de próstata, o Novembro Azul é, na verdade, também destinado ao alerta sobre a diabetes. Antes do Instituto Lado a Lado pela Vida, criar, em 2008, a campanha “Novembro Azul” pelo Câncer de Próstata no Brasil, o mês de novembro já era usado desde 2007, tendo a mesma cor como símbolo, pela Diabetes.

Desde 1991, o dia 14 de novembro foi escolhido pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde como o “Dia Mundial do Diabetes”. Por este motivo, o mês foi definido para alertar sobre essa doença que já acomete mais de 400 milhões de pessoas pelo mundo, sendo responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano. Apesar de assustadores, esses números ainda não são exatos, pois existe uma parcela enorme de doentes que não sabem que tem diabetes.

Por isso é importante ficar atento à Diabetes Mellitus, uma doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. As pessoas que possuem hábitos alimentares com alto nível de açúcares, são sedentárias ou possuem pais com Diabetes, fazem parte do grupo de risco. As mulheres grávidas também fazem parte desse grupo por causa das alterações no organismo causadas pela gestação.

A diabetes gestacional pode sumir após o nascimento da criança, porém também há casos em que o diagnóstico persiste.

Tome como alerta sintomas como fome e sede abundante, boca seca, vontade frequente de ir ao banheiro, cansaço, perda de peso, dor no corpo e baixa defesa a infecções.

Os sintomas são sinais para suspeitas, mas eles podem surgir de maneira sutil. É de extrema importância realizar consultas e exames de rotina para evitar o diagnóstico tardio e, assim, aumentar a chance de êxito no tratamento da doença.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?