DEFINIÇÃO E SINTOMAS
Menopausa é o período após 1 ano da última menstruação. Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce. O climatério é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher, representando os anos antes da menopausa.
A menstruação cessa porque os ovários param de produzir hormônios. Isso marca o fim dos anos reprodutivos de uma mulher, também conhecida como "falência ovariana" devido a perda de todos os folículos remanescentes nos ovários, deixando de secretar os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam o ciclo menstrual e liberar óvulos pra fertilização.
Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Alguns anos antes da menopausa, os períodos menstruais podem acontecer com maior ou menor freqüência do que o normal, e a quantidade de sangramento pode mudar.
O principal sinal desse período é a irregularidade menstrual, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes. Porém em algumas mulheres, a parada da menstruação pode acontecer de forma súbita, os ciclos menstruais cessam, e após 1 ano chamamos esse período de menopausa. Os sintomas comuns incluem:
Ondas de calor
As ondas de calor, também conhecidas como fogachos ou calorões, são sintomas muito comuns, ocorrendo em mais de 80% das mulheres no climatério e menopausa.
Suores noturnos
Os suores noturnos são uma variante dos fogachos. Em algumas mulheres, as ondas de calor acontecem predominantemente à noite. Isso provoca suores noturnos intensos.
Distúrbios do sono
Os fogachos e suor noturnos são importantes causas do incômodo no sono. Contudo, muitas mulheres apresentam dificuldades para dormir mesmo na ausência dos fogachos.
Menstruação irregular
Podem não seguir o mesmo ritmo todos os meses, podem acontecer com maior ou menor freqüência do que o normal, e a quantidade de sangramento pode mudar.
Depressão
As mulheres na menopausa têm duas vezes mais chances de ter depressão do que em outras fases da vida. Esse risco é ainda maior em mulheres com sintomas mais fortes.
Ansiedade
A ansiedade costuma ser um dos primeiros sintomas da menopausa. Provavelmente é causada pela queda nos níveis de estrogênio circulantes no corpo na menopausa.
Mudanças de humor
Assim como na ansiedade, a queda dos níveis de estrogênio é responsável pela grande variedade do humor das mulheres no período pré-menopausa e da menopausa precoce.
Secura vaginal
A vagina é composta por tecidos dependentes de estrogênio. A deficiência desse hormônio resulta em atrofia e sintomas de secura, coceira e dor durante a relação.
Diminuição da libido
Alterações hormonais típicas da menopausa são responsáveis também pela redução da libido. Da mesma forma, a própria secura vaginal pode tornar o ato sexual doloroso.
Cansaço
A falta de energia para atividades do dia-a-dia também são comuns. Acontecem devido aos desequilíbrios hormonais, alterações de humor e pela falta de sono.
Ganho de peso
A forma como o corpo armazena gordura costumam se alterar com a redução dos níveis de estrogênio. O gasto calórico do corpo diminui, facilitando o ganho de peso.
Dores nas mamas
A mastodinia, ou dor nas mamas, é um sintoma muito comum nos primeiros anos da menopausa. No entanto, vai se tornando um pouco mais branda e, em geral, desaparece.
Identificou-se com alguns destes sintomas?
O TRATAMENTO
Não existe um remédio para menopausa, porque essa não é uma doença, é apenas uma fase transitória da vida da mulher. Para as mulheres que sentem um ou mais sintomas da menopausa com muita intensidade, é possível fazer o uso de algumas opções de terapias.
O tratamento deve ser individualizado e é preciso acompanhar a manutenção dos benefícios, a melhora da qualidade de vida e o aparecimento de efeitos adversos.
O Médico Endocrinologista é o especialista no tratamento dos sintomas da menopausa.
REPOSIÇÃO HORMONAL (TRH)
A terapia de reposição hormonal (TRH), com remédios ou adesivo contendo estrogênio e/ou progesterona ou gel de absorção na pele, é indicada para aliviar os sintomas de ondas de calor, cansaço excessivo, secura vaginal.
ESTRÓGENO VAGINAL
O estrogênio vaginal é um gel, creme, comprimido ou anel vaginal, que contém pequenas quantidades de estradiol, liberadas diretamente nos tecidos vaginais (também ocorre pequena absorção do estrogênio no sangue), o que ajuda a melhorar a lubrificação feminina e aliviar os sintomas de secura ou atrofia vaginal, dor ou desconforto durante o contato íntimo.
ANTIDEPRESSIVOS
Os antidepressivos em baixas doses também podem ser indicados pelo ginecologista para ajudar a aliviar as ondas de calor, ansiedade e a depressão, especialmente em mulheres que possuem contra-indicações para a terapia de reposição hormonal.
DÚVIDAS FREQUENTES
Teleconsulta
Se você está sofrendo com esse período da menopausa e climatério, eu estou aqui para te ajudar com carinho e empatia.
Seguimos o padrão HIPAA de segurança e estamos alinhados com a LGPD para garantir a segurança da sua Teleconsulta.
Dra. Karoline Medeiros
Médica Endocrinologista
Tenho recebido uma grande demanda de mulheres que estão sofrendo com a menopausa. Criei uma forma de atendimento exclusiva para essas mulheres. Se você está sofrendo com esse período da menopausa e climatério, eu estou aqui para te ajudar com carinho e empatia.