DEFINIÇÃO E SINTOMAS

Menopausa é o período após 1 ano da última menstruação. Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce. O climatério é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher, representando os anos antes da menopausa.

A menstruação cessa porque os ovários param de produzir hormônios. Isso marca o fim dos anos reprodutivos de uma mulher, também conhecida como "falência ovariana" devido a perda de todos os folículos remanescentes nos ovários, deixando de secretar os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam o ciclo menstrual e liberar óvulos pra fertilização.

Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Alguns anos antes da menopausa, os períodos menstruais podem acontecer com maior ou menor freqüência do que o normal, e a quantidade de sangramento pode mudar.

O principal sinal desse período é a irregularidade menstrual, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes. Porém em algumas mulheres, a parada da menstruação pode acontecer de forma súbita, os ciclos menstruais cessam, e após 1 ano chamamos esse período de menopausa. Os sintomas comuns incluem:



Ondas de calor


As ondas de calor, também conhecidas como fogachos ou calorões, são sintomas muito comuns, ocorrendo em mais de 80% das mulheres no climatério e menopausa.


Suores noturnos


Os suores noturnos são uma variante dos fogachos. Em algumas mulheres, as ondas de calor acontecem predominantemente à noite. Isso provoca suores noturnos intensos.


Distúrbios do sono


Os fogachos e suor noturnos são importantes causas do incômodo no sono. Contudo, muitas mulheres apresentam dificuldades para dormir mesmo na ausência dos fogachos.


Menstruação irregular


Podem não seguir o mesmo ritmo todos os meses, podem acontecer com maior ou menor freqüência do que o normal, e a quantidade de sangramento pode mudar.



Depressão


As mulheres na menopausa têm duas vezes mais chances de ter depressão do que em outras fases da vida. Esse risco é ainda maior em mulheres com sintomas mais fortes.


Ansiedade


A ansiedade costuma ser um dos primeiros sintomas da menopausa. Provavelmente é causada pela queda nos níveis de estrogênio circulantes no corpo na menopausa.


Mudanças de humor


Assim como na ansiedade, a queda dos níveis de estrogênio é responsável pela grande variedade do humor das mulheres no período pré-menopausa e da menopausa precoce.


Secura vaginal


A vagina é composta por tecidos dependentes de estrogênio. A deficiência desse hormônio resulta em atrofia e sintomas de secura, coceira e dor durante a relação.



Diminuição da libido


Alterações hormonais típicas da menopausa são responsáveis também pela redução da libido. Da mesma forma, a própria secura vaginal pode tornar o ato sexual doloroso.


Cansaço


A falta de energia para atividades do dia-a-dia também são comuns. Acontecem devido aos desequilíbrios hormonais, alterações de humor e pela falta de sono.


Ganho de peso


A forma como o corpo armazena gordura costumam se alterar com a redução dos níveis de estrogênio. O gasto calórico do corpo diminui, facilitando o ganho de peso.


Dores nas mamas


A mastodinia, ou dor nas mamas, é um sintoma muito comum nos primeiros anos da menopausa. No entanto, vai se tornando um pouco mais branda e, em geral, desaparece.

Identificou-se com alguns destes sintomas?

O TRATAMENTO

Não existe um remédio para menopausa, porque essa não é uma doença, é apenas uma fase transitória da vida da mulher. Para as mulheres que sentem um ou mais sintomas da menopausa com muita intensidade, é possível fazer o uso de algumas opções de terapias.

O tratamento deve ser individualizado e é preciso acompanhar a manutenção dos benefícios, a melhora da qualidade de vida e o aparecimento de efeitos adversos.

O Médico Endocrinologista é o especialista no tratamento dos sintomas da menopausa.



DÚVIDAS FREQUENTES

 
1Qual o valor da Teleconsulta?
A consulta é realizada através de vídeo chamada, com duração de , aproximadamente, 1 hora. A receita é feita de forma digital e válida em todo o território brasileiro. O valor da consulta é de R$ 500,00 e pode ser paga através de depósito, boleto ou cartão de crédito.
2Por que a menopausa ocorre?
A menopausa ocorre porque os ovários são incapazes de exercer a função de ovulação (produção de um óvulo por mês) por um longo tempo. Quando os ovários de uma mulher não podem responder a sinais hormonais do cérebro, para a produção de hormônios femininos (estrógeno e progesterona).
3Como faço para fazer a TRH?
Há muitas maneiras de tomar HRT. O mais comum é tomar um comprimido por dia, mas as alternativas incluem sistemas transdérmicos, um pequeno implante sob a pele, ou um gel aplicado diariamente sobre a pele. Lembrando que o primeiro passo deverá ser a consulta com o médico endocrinologista.
4HRT é seguro?
Com uma TRH equilibrada, as mulheres vivem mais do que aqueles que não usam TRH. Mesmo os efeitos colaterais citados são menores em comparação com outros problemas mais sérios podem ocorrer sem TRH.
5A reposição hormonal é obrigatória para todas as mulheres?
Não. Há alguns anos, a terapia de reposição hormonal foi sugerida para a maioria das mulheres, inclusive como forma de prevenir os sintomas. O problema é que a reposição sem necessidade pode trazer inúmeros prejuízos à saúde.
6O tratamento de reposição hormonal reverte a menopausa?
Não. A menopausa é o encerramento da idade fértil da mulher. Apesar de haver possibilidades artificiais da paciente engravidar, a menopausa não pode ser revertida. Ou seja, os tratamentos são apenas para amenizar os sintomas do período.
7A pílula anticoncepcional acelera a menopausa?
Não. Mulheres que tomam pílula por longos períodos não têm alterações na idade da menopausa, sendo que ela é definida sobretudo por fatores genéticos.
8Se a primeira menstruação foi muito cedo, terei menopausa precoce também?
Não. Cientificamente, não há nada que comprove que mulheres que menstruam cedo terão menopausa mais cedo também.
9Existe alguma relação entre menopausa e câncer?
Não. A menopausa em si não causa câncer. É preciso estar atenta apenas à predisposição à doença, sobretudo se houver pretensão de iniciar terapia hormonal, pois a reposição pode acarretar em riscos mais elevados de desenvolvimento de câncer, sobretudo os de mama e de útero.
 

Teleconsulta

Se você está sofrendo com esse período da menopausa e climatério, eu estou aqui para te ajudar com carinho e empatia.

Seguimos o padrão HIPAA de segurança e estamos alinhados com a LGPD para garantir a segurança da sua Teleconsulta.

Dra. Karoline Medeiros

Médica Endocrinologista


Graduada em medicina pela UFC e especialista em endocrinologia e metabologia pela UFMA. Membro associado da Endocrine Society - Sociedade Americana de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Tenho recebido uma grande demanda de mulheres que estão sofrendo com a menopausa. Criei uma forma de atendimento exclusiva para essas mulheres. Se você está sofrendo com esse período da menopausa e climatério, eu estou aqui para te ajudar com carinho e empatia.

Dra. Karoline Medeiros - CRM 24.883/PE - RQE 5293