O excesso de pelos grossos em mulheres que crescem em áreas androgênicas, tipicamente masculinas, é chamado de hirsutismo e costuma afetar bastante a autoestima. Esses pelos tendem a crescer em locais como o rosto, seios, barriga e costas (locais comuns aos homens).
O hirsutismo, geralmente, está associado à problemas hormonais ou decorrente do uso de medicamentos. Pode também ser de causa genética ou em muitos casos não encontramos uma causa definida.
Causa hormonal. Muitas vezes, a condição está ligada a altos níveis de hormônios masculinos. É normal que os ovários produza esses hormônios. Níveis normais não causam o excesso de crescimento do pelo. Níveis muito altos podem causar hirsutismo e outras coisas, como acne, oleosidade ou uma voz mais grave. Níveis elevados destes hormônios masculinos e o hirsutismo são comuns em mulheres que possuem:
Medicação. Algumas drogas podem alterar os níveis hormonais, resultando no crescimento de pelos no rosto ou no corpo. Isso pode acontecer com:
Tratamentos. Existem várias maneiras de minimizar o excesso de pelos:
Busque ajuda médica. É importante procurar ajuda médica quando perceber o excesso de pelos e eles estiverem causando incômodo.