A puberdade é uma fase extremamente importante no desenvolvimento físico e psicossocial do adolescente. Começa quando o corpo começa a produzir hormônios, levando a mudanças físicas e emocionais. Nas meninas, essas mudanças se iniciam com o desenvolvimento das mamas (broto mamário), que se acompanham do surgimento de pelos pubianos e posteriormente início dos ciclos menstruais e um pico de crescimento. Esse é o período de transição entre a infância e a vida adulta.
Apesar das crianças possuírem taxas de desenvolvimento diferentes, início normal da puberdade deve ocorrer entre os 8 e 13 anos de idade. Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, podem estar com distúrbios hormonais e necessitam de avaliação médica. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de avaliação.
O diagnóstico começa com uma consulta médica detalhada e exames físicos complementares (incluindo exames pélvicos e mamários, quando necessário). Já o tratamento depende de cada indivíduo, seus sintomas e as causas subjacentes. O objetivo é distinguir crianças com causas constitucionais benignas e daquelas com causas patológicas para sugerir o melhor tratamento.
Em caso de identificação de algum destes sintomas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.
Para ler mais sobre Distúrbios da Puberdade, clique aqui.