A Glândula Hipófise, também chamada de Pituitária, é uma pequena glândula localizada na base do crânio que possui extrema importância no controle do funcionamento das outras glândulas endócrinas.
A Hipófise e as síndromes clínicas hipofisárias
21 de setembro de 2017
Glândulas Supra-Renais
Conhecendo as Glândulas Supra-Renais
9 de outubro de 2017
Exibir tudo

Endocrinologia e distúrbio de crescimento

Endocrinologia e distúrbio de crescimento

O Hormônio do Crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, no cérebro.

O distúrbio de crescimento infantil, que deve ser tratado pela Endocrinologia Pediátrica*, possui uma série de causas. Devemos iniciar uma ampla investigação, dentre elas as deficiências nutricionais, doenças crônicas e possíveis alterações hormonais que podem interferir no desenvolvimento da criança.

A baixa estatura é definida quando a criança é significativamente mais baixa que as demais crianças da mesma idade e sexo. Quando isso se deve a composição genética da família, chamamos de Baixa estatura familiar (BEF) e não consideramos transtorno. Nas minhas consultas costumo explicar que pais baixos tendem a ter filhos baixos, na linguagem mais científica, dentro do canal familiar ( uma fórmula baseada numa média da altura dos genitores, baseada pro sexo feminino ou masculino)

O atraso constitucional ocorre quando as crianças são pequenas para a idade, porque irão crescer mais tardiamente numa velocidade normal. Essas crianças tendem a atingir a puberdade e outros marcos de desenvolvimento posteriormente aos demais. Esse atraso também não é considerado um distúrbio de crescimento.

Sintomas

Algumas crianças, no entanto, têm transtornos do crescimento. Um desenvolvimento muito lento ou muito rápido pode sinalizar um problema hormonal. Os sintomas de distúrbios de crescimento incluem o seguinte:

* O pediatra provavelmente planeja o crescimento da criança em um gráfico de crescimento desde a infância. Crianças que estão abaixo do percentil 3 ou acima do percentil 97 na tabela de crescimento podem ter uma desordem de crescimento;

* A criança cresce menos de 5 centímetros por ano após atingir a idade de 3 anos;

* A criança é muito mais baixa que os colegas da mesma idade e gênero;

Causas

Distúrbios endócrinos. O sistema endócrino é composto de glândulas que secretam hormônios no sistema circulatório. Se algo der errado, isso pode afetar o desenvolvimento de uma criança. Distúrbios endócrinos associados ao crescimento incluem:

  • A deficiência do hormônio GH ocorre quando a hipófise não secreta GH suficiente. Sem GH suficiente, é provável que a criança cresça lentamente e seja muito mais baixa que outras crianças da mesma idade e sexo; Além da deficiência do hormônio do crescimento, síndromes mais caras como a resistência a ele tb pode ocorrer;
  • O hipoparatireoidismo é um distúrbio do cálcio relacionado à paratireóide. A paratireóide produz o hormônio paratireóide (PTH), que ajuda a equilibrar cálcio e fósforo no corpo de uma criança. O hipoparatiroidismo pode levar à osteoporose juvenil e ao crescimento tardio;
  • O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide (uma glândula localizada no pescoço) não produz quantidade suficiente hormônios. Esta deficiência na produção também pode causar um crescimento tardio nas crianças.

Distúrbios congênitos. São aqueles presentes no nascimento. Muitas doenças congênitas do crescimento são genéticas e incluem:

  • Hiperplasia adrenal congênita impede o corpo de produzir cortisol suficiente. Crianças nascidas com hiperplasia adrenal congênita podem ter desequilíbrios hormonais que afetam o crescimento;
  • A Síndrome de Turner ( cariótipo X0) é uma doença genética que ocorre em meninas. As meninas com síndrome de Turner são baixas e geralmente possuem uma puberdade irregular;
  • A síndrome de Klinefelter ocorre quando um menino nasce com um cromossomo Y extra (os meninos normalmente têm um cromossomo X e um Y). Os meninos com síndrome de Klinefelter podem ter pernas longas e tronco curto, juntamente com algumas disfunções sexuais.

Tratamento

O tratamento das condições associadas é, geralmente,  realizado com medicação prescrita pelo Endocrinologista. Como o tratamento é farmacológico, somente deve ser indicado e acompanhado pelo seu médico.

*A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até a adolescência.

Leia também: Distúrbios da Puberdade

Leia mais: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?