terapia de reposição hormonal masculina
Terapia de Reposição Hormonal Masculina
18 de abril de 2018
Andropausa: sinais de alerta.
14 de maio de 2018
Exibir tudo

Dietas ‘milagrosas’: entenda o perigo.

Dietas Milagrosas

Dietas da moda podem colocar sua saúde em risco.

Quando o assunto é entrar em forma urgente, é muito comum ver mulheres – e homens – apelando a dietas mirabolantes, que prometem resultados milagrosos e sem sacrifício nenhum. Dieta do passarinho, do ovo cozido, da banana, da lua… Não importa o nome, muitas são as soluções alimentares que prometem perda rápida de peso, quase como um milagre.

Alimentar-se somente com chás ou líquidos, em geral, ou comer apenas proteínas são algumas das loucuras que as pessoas fazem, por conta própria, na tentativa de fazer as pazes com a balança. Mas o resultado, além de ficar longe do esperado, pode comprometer seriamente a saúde.

Doenças causadas por deficiências nutricionais são bastante comuns quando você não segue uma dieta saudável, equilibrada e enriquecida com todos os nutrientes essenciais. A desnutrição e deficiência desses elementos vitais podem levar a várias doenças e condições graves:

Raquitismo: caracterizado por provocar o enfraquecimento e amolecimento dos ossos, pernas arqueadas e deformidades ósseas. Doença causada por deficiências de vitamina D, cálcio e potássio.

Escorbuto: deterioração da pele e gengivas, formação anormal de dentes e ossos, atraso ou incapacidade de curar feridas e sangramento são os efeitos do escorbuto no corpo. A doença é causada por deficiências de vitamina C, ou ácido ascórbico no corpo.

Pelagra: demência, diarreia, dermatite e a morte são os quatro “Ds” que caracterizam pelagra, uma doença causada pela falta de niacina ou vitamina B3 no corpo.

Beri Beri: A falta de vitamina B1 ou tiamina no organismo leva à doença chamada beri beri. Os sintomas mais comuns desta doença são alterações na coordenação muscular, degeneração nervosa e problemas cardiovasculares.

Xeroftalmia ou Cegueira Noturna: Xeroftalmia ou cegueira noturna é caracterizada pela cegueira devido ao crescimento pobre, secura e queratinização do tecido epitelial ou infecção ocular crônica. A causa desta doença é atribuída à Deficiência de vitamina A no organismo.

Bócio: O iodo no organismo é essencial para o metabolismo celular e sua Deficiência pode causar o bócio. O bócio causa hipotireoidismo, problemas de crescimento e desenvolvimento das crianças na infância, o cretinismo e até mesmo retardo mental.

Anemia Ferropriva: A anemia por Deficiência de ferro é uma doença causada por Deficiência de ferro no corpo. Caracteriza-se por uma diminuição na contagem de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no corpo, o que resulta em fadiga, fraqueza, dispneia e palidez do corpo.

Depressão: Problemas de depressão, perda de cabelo, erupções cutâneas e problemas mentais são causadas pela deficiência de Vitamina B7 ou biotina.

Osteoporose: A Deficiência de vitamina D e de cálcio no corpo pode afetar negativamente a saúde dos ossos e da coluna vertebral. Isso tornar seus ossos saudáveis em macios e frágeis que são propensos a fraturas e defeitos na estrutura da coluna.

Fazer dieta não significa passar fome, mas comer de maneira controlada, em pequenas quantidades, respeitando os intervalos e mastigando bem os alimentos. É possível ter saúde e qualidade de vida sem abrir mão do prazer de uma comida saborosa.

Antes de abdicar de alguns alimentos, é importante buscar a orientação de um médico para não correr riscos e para não atrapalhar o metabolismo.”

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre obesidade, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?