Obesidade: a importância do Endocrinologista
Obesidade: a importância do Endocrinologista
5 de fevereiro de 2018
Colesterol Alto
Colesterol alto? Seguem dicas que ajudam a reduzi-lo de forma natural.
11 de março de 2018
Exibir tudo

Vida saudável: inicie a sua mudança

Vida Saudável

Vida Saudável

Vida mais saudável: dicas para ter uma

A quarta-feira de cinzas costuma ser o prenúncio de muitas promessas de vida saudável para compensar os excessos alimentares do início do ano e do carnaval. Para muitos, inclusive, o ano novo só começa depois do Carnaval.

De acordo com estudos, as pessoas que praticam hábitos pouco saudáveis ​​- como fumar, uma dieta de má qualidade e inatividade física – estão em maior risco de declínio e morte prematura.

Viver um estilo de vida saudável pode significar algo diferente de uma pessoa para pessoa. Para alguns, é viver uma vida sem doença. Para outros, ser saudável é poder brincar com netos ou talvez aderir a uma programação semanal de exercícios.

Embora a definição de vida saudável possa diferir entre as pessoas, viver um estilo de vida saudável é um componente fundamental para alcançar bem-estar mental e físico.

Independente da crença, começar um projeto de vida saudável é uma tarefa difícil, mas não impossível. Com alguns ajustes na rotina e nos hábitos alimentares, é possível chegar lá.

Embora muitos fatores contribuam para a saúde e bem-estar geral, a dieta e a atividade física são os fatores determinantes para saúde e qualidade de vida.

Confira algumas dicas para ajudar você a dar o primeiro passo:

Procure ajuda de um profissional

Nunca faça dieta por conta própria. O médico endocrinologista é muito importante, pois ele trata distúrbios das glândulas endócrinas, que são responsáveis pela secreção de vários tipos de hormônios que têm a função de regular o metabolismo em todo o organismo. E a quando esses hormônios faltam ou estão em excesso no nosso organismo, causam uma série de doenças, como: hipotireoidismo, hipertiroidismo, nódulos de tireóide, câncer de tireóide, distúrbios do crescimento, distúrbios do metabolismo, diabetes e até mesmo obesidade.

Encare o exercício físico como prioridade para uma vida saudável

Os benefícios dos exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável: queima de calorias e perda de peso, manutenção da tonificação dos músculos, melhoria na circulação, melhoria nas funções cardíacas e pulmonares, aumento do autocontrole, redução do estresse, aumento da habilidade de concentração, melhoria na aparência; redução da depressão, melhoria na qualidade do sono, e controle do colesterol e diabetes.

Organize a sua rotina

Separar um dia para organizar a alimentação da semana inteira é uma opção que pode impedir que, em dias de muito cansaço, você se renda aos pratos calóricos. Os alimentos pré-cozidos e congelados, como brócolis, couve flor, sopas, caldos, carnes refogadas, deixam a vida mais simples evitam os deslizes. Na hora em que chegar em casa, você terá uma boa parte do cardápio organizado. Depois é só descongelar e fazer um sanduíche ou um prato mais leve.

Alimente-se melhor

Em primeiro lugar, deve-se comer menos gorduras, principalmente animal. O ideal é também diminuir gradativamente o açúcar e o sal. Vale lembrar: nada em excesso faz bem. Em segundo lugar, é necessário comer ao menos cinco porções por dia de verduras, legumes e frutas. A terceira orientação é ingerir grãos (pães e cereais) e feijão.

Beba muita água

No dia a dia perdemos líquidos sem perceber. Isso acontece na transpiração, na saliva, nas fezes, na urina etc. Por isso, precisamos repor os líquidos perdidos, não só no verão ou em dias mais quentes, como também no inverno e nos dias mais secos. Além disso a água regula a temperatura corporal, desintoxica o corpo, auxilia na absorção de nutrientes e glicose, ajuda no emagrecimento e promove a revitalização das células e mucosas.

Não desista

Livre-se de tudo que possa colocar seu projeto a perder. Se você quer mesmo mudar de vida, saiba que agora é a hora da limpeza geral na dispensa de casa, na geladeira e na gaveta do trabalho. Seja honesta consigo mesma, se não consegue resistir às guloseimas, ao menos evite que elas estejam ao seu alcance.

Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre vida saudável, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?