Nódulos Tireoidianos: O que isso significa?
26 de maio de 2018
Cirurgia bariátrica: Para quem é recomendada?
18 de junho de 2018
Exibir tudo

Dieta DASH X Mediterrânea: São diferentes?

A dieta DASH e a Dieta Mediterrânea não têm a intenção inicial de perda de peso, porém, em alguns casos de mau hábito alimentar, essa diminuição de peso pode acontecer naturalmente. As pesquisas mostram que a Dieta Dash e a Dieta do Mediterrâneo são igualmente eficazes na prevenção e tratamento de várias doenças, além das cardiovasculares.
A dieta DASH é um padrão alimentar saudável que visa a adoção de um hábito alimentar com quantidades elevadas de frutas e vegetais, elevado consumo de cálcio (leite e derivados), além de um consumo reduzido de gordura saturada e sal, evitando alimentos industrializados, sendo assim eficaz na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, como hipertensão.
A diferença entre elas é que a dieta Dash é caracterizada pelo consumo reduzido de gorduras em geral, com foco na saturada. Ao contrário, na Dieta do Mediterrâneo, o consumo de gordura, principalmente monoinsaturada, é priorizado. O principal alimento fonte desta gordura na dieta do Mediterrâneo é o azeite de oliva. A ideia é que alguns princípios como o aumento do consumo de fibras, vegetais e diminuição da gordura saturada sejam mantidos para o resto da vida. Dessa forma, ela pode ser adotada para a vida toda. Em casos em que haja sobrepeso ou obesidade, se faz necessária a elaboração de um plano alimentar com restrição calórica.

A Dieta Dash procura:
1. Evitar produtos industrializados (dieta com baixo teor de sódio-sal)
2. Consumir Proteínas
3. Alimentos integrais
4. Evitar ingestão de gorduras em geral

A Dieta do Mediterrâneo procura:
1. Evitar produtos industrializados
2. Consumir Peixes, Azeite e gorduras boas (monoinsaturadas), como castanhas.
3. Alimentos integrais

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre esse e outros temas, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?