
Cirurgia bariátrica: informações importantes
30 de novembro de 2017
Metas para 2018
4 de janeiro de 2018O Diabetes é um grupo de doenças que resultam em muito açúcar no sangue (alto nível de glicose no sangue). Geralmente é causado pela falta de insulina no corpo ou simplesmente o mal uso desse hormônio pelo organismo.
A falta de insulina ou resistência à insulina faz com que o açúcar se acumule no sangue, aumentando a glicemia, o que pode levar a muitos sintomas e causas outros problemas de saúde.
Os três principais tipos do diabetes são:
- Tipo 1;
- Tipo 2;
- Gestacional.
Diabetes tipo 1
O tipo 1 é considerada uma condição auto-imune. Acontece quando o sistema imunológico ataca por erro e destrói as células do pâncreas que produzem insulina. O dano é permanente.
As causas deste ataque não são claras. Podem haver componentes tanto genéticos como ambientais. Não acredita-se que fatores relacionados ao estilo de vida possuam alguma parcela de culpa.
Diabetes tipo 2
O tipo 2 começa quando o corpo passa a não utilizar insulina de forma eficiente. Isso estimula o seu pâncreas a produzir mais insulina até que não possa continuar acompanhando a demanda. A produção de insulina diminui, o que leva a níveis elevados de açúcar no sangue.
A causa exata também é desconhecida. Os fatores contribuintes podem incluir genética, falta de exercício e excesso de peso. Também podem haver outros fatores de saúde e razões ambientais.
Diabetes gestacional
O diabetes gestacional é devido a hormônios contrareguladores de insulina produzidos durante a gravidez. Este tipo de diabetes só ocorre durante a gravidez mas as pessoas que desenvolvem diabetes gestacional correm maior risco de desenvolver diabetes do tipo 2 posteriormente.
Sintomas
Os sintomas mais comuns incluem:
- Sede e fome excessiva;
- Micção frequente;
- Sonolência ou fadiga;
- Pele seca e com coceira;
- Visão embaçada;
- Cicatrização lenta.
O tipo 2 pode causar manchas escuras nas dobras da pele nas axilas e no pescoço. Uma vez que o tipo 2 geralmente leva mais tempo para diagnosticar, você pode sentir sintomas no momento do diagnóstico, como visão turva, disfunção erétil ou dor em queimação ou dormências nos pés,
O tipo 1 geralmente se desenvolve mais rapidamente e pode causar sintomas como a perda de peso ou uma condição chamada cetoacidose diabética, que pode ser muito grave.
Os sintomas de ambos os tipos de diabetes podem aparecer em qualquer idade, mas geralmente o tipo 1 ocorre em crianças e adultos jovens. Tipo 2 ocorre em pessoas com mais de 45 anos de idade. Mas as pessoas mais jovens estão cada vez mais diagnosticadas com diabetes tipo 2 devido a estilos de vida sedentários e ganho do peso.
Prevenção
Não há prevenção conhecida para diabetes tipo 1. Para o tipo 2: controle seu peso e gerencie sua dieta, exercite-se regularmente, evite fumar e controle seus níveis de colesterol.
Tratamento
Um artigo publicado hoje no Lancet mais uma vez vem corroborar o que temos defendido nos últimos anos, que diabetes tipo 2 é uma doença crônica que requer tratamento pra vida toda e que o manejo intensivo do peso contribui para alcançarmos a remissão do tipo 2. Os achados do estudo mostram que, aos 12 meses, quase metade dos participantes conseguiram remissão para um estado não diabético e fora de medicamentos antidiabéticos, após perder uma parcela considerável de peso. A remissão do tipo 2 é um alvo prático para a atenção primária.
Em qualquer desses sintomas, busque as orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM, procure aqui.
Leia mais sobre Diabetes aqui em nosso site.