Acne e hormônios femininos
Acne e hormônios femininos.
18 de maio de 2018
Nódulos Tireoidianos: O que isso significa?
26 de maio de 2018
Exibir tudo

Diabete: sintomas de alerta

Diabetes

O que é a Diabetes?

Diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou quando o organismo não pode utilizar efetivamente a insulina produzida. Hiperglicemia ou aumento de açúcar no sangue é o efeito mais comum do diabete descompensado. É uma das doenças crônicas de maior impacto nos gastos com saúde, pois quando mal controlado, traz complicações macro e micro-vasculares graves, que oneram os serviços de saúde.

O Diabetes pode ser uma doença silenciosa, causando complicações que podem não ser percebidas até muitos anos depois do início da doença, caso não haja acompanhamento e tratamento.

Sintomas de alerta

A do tipo 1 corresponde a mais ou menos 10% dos casos e atinge principalmente crianças e adolescentes. Neste tipo, sintomas como sede, excesso de urina e cansaço são comuns.

Já os outros 90% dos casos são de diabetes tipo 2. Atinge, normalmente, pessoas com mais de 40 anos e está relacionada à obesidade e sedentarismo.

Mas, diferentemente do que ocorre no tipo 1, as pessoas que sofrem da do tipo 2 não costumam apresentar sintomas, a não ser que a doença esteja descontrolada.

Abaixo estão alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de uma consulta médica:

1) Sede
Ter sede em excesso pode ser um indicativo.

2) Excesso de urina
Pessoas com diabetes costumam sentir que estão urinando mais.

3) Fome

4) Tontura e cansaço
Esses sintomas não são específicos, mas são comuns em casos de diabetes descompensada.

5) Perda de peso

6) Visão turva

7) Infecções nas regiões genitais
Tanto homens quanto mulheres, segundos os especialistas, podem ter infecções na região genital.

8) Idade e grupos de risco
Como a tipo 2 não costuma ter sintomas, a recomendação é que pessoas com mais de 45 anos façam um exame para detectar diabetes pelo menos uma vez por ano.

Recomenda-se que todo adulto com mais de 45 anos faça medida de glicemia uma vez por ano. Pessoas que estão acima do peso também devem ficar atentas, já que a diabetes tipo 2 está ligada à obesidade.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para lei mais sobre diabetes, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?