Endocrinologia: áreas de atuação

Conheça, aqui, os campos de atuação desta especialidade

Andropausa

Andropausa é a queda na produção de testosterona que acontece conforme a idade avança

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

Leia mais

Colesterol e Triglicerídeos

Níveis aumentados de colesterol e triglicerídeos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares

A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Leia mais

Crescimento

Problemas de crescimento: quanto mais cedo tratar, melhor

Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Leia mais

Diabetes

O Diabetes se manifesta quando o organismo não produz insulina suficiente para normalizar a glicose no sangue

Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.

Leia mais

Distúrbios da Menstruação

Irregularidade menstrual é um problema freqüente

Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Leia mais

Distúrbios da Puberdade

A puberdade precoce, ou tardia, é um distúrbio e deve ser tratado

Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Leia mais

Doenças da Glândula Supra-Renal

A glândula adrenal é situada acima dos rins e responsável pela produção de hormônios importantes, tais como cortisol, aldosterona e adrenalina.

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula adrenal.

Leia mais

Doenças da Hipófise

A hipófise é a glândula mestre. Está localizada na base do cérebro e produz hormônios que regulam diversas outras glândulas.

Alterações na produção dos hormônios hipofisários, podem levar a vá à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação (galactorréia), além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Leia mais

Excesso de Pelos

Desequilíbrio hormonal (em mulheres) que provoca crescimento excessivo de pêlos de aspecto masculino

Mulheres com excesso de pêlos na face (hirsutismo) ou excesso de oleosidade ou acne de difícil controle podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos. Uma causa comum é a síndrome dos ovários policísticos.

Leia mais

Obesidade

Obesidade é uma doença que pode ser fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares

A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.

Leia mais

Osteoporose

Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete os ossos

Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Leia mais

Reposição Hormonal da Menopausa

Reposição hormonal ajuda na diminuição dos sintomas da menopausa

A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar os desconfortos causados pela menopausa.

Leia mais

Tireóide

Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida

Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

Leia mais

Ainda com alguma dúvida?

Dra. Karoline Medeiros

Endocrinologista


Graduada em medicina pela UFC e especialista em endocrinologia e metabologia pela UFMA.
A Endocrinologia é a especialidade médica que reconhece e trata os diferentes distúrbios hormonais. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todo o organismo. Portanto minha missão é ajudar a restabelecer o equilíbrio natural do corpo, proporcionando saúde e qualidade de vida.

Dra. Karoline Medeiros

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?