Dietas Milagrosas
Dietas ‘milagrosas’: entenda o perigo.
29 de abril de 2018
Acne e hormônios femininos
Acne e hormônios femininos.
18 de maio de 2018
Exibir tudo

Andropausa: sinais de alerta.

Andropausa é uma queda na produção dos hormônios masculinos, comum em alguns homens. Conheça os sinais de alerta.

Muitas pessoas não estão familiarizadas com este termo, mas podem identificar-se com a frase menopausa masculina. Estes termos são sinônimos.

Andropausa não é considerada uma doença, nem é a mesma que a “crise de meia idade” que alguns homens se queixam à medida que envelhecem. É uma condição caracterizada pela baixa da testosterona na corrente sanguínea.

Diferente do que ocorre com as mulheres, que obrigatoriamente vão passar pela fase da falência dos ovários e queda da produção dos hormônios, progesterona e principalmente estrogênio, não são todos os homens que desenvolvem andropausa.

Sinais de Alerta

Os principais sintomas são alterações repentinas de humor e fadiga, que surgem em homens por volta dos 50 anos de idade, quando a produção de testosterona no organismo começa a diminuir. Embora possam variar de pessoa para pessoa, os sintomas comuns dos homens que passam pela andropausa incluem:

1. Falta de energia e cansaço excessivo;
2. Sentimentos de tristeza frequentes;
3. Suores e ondas de calor;
4. Diminuição do desejo sexual;
5. Diminuição da capacidade de ereção;
6. Ausência de ereções espontâneas pela manhã;
7. Diminuição de pelos no corpo, incluindo na barba;
8. Diminuição da massa muscular;
9. Dificuldade de concentração e problemas de memória;

Atenção: nem todos os achados precisam rsAs complicações associadas à andropausa incluem um risco aumentado de problemas cardiovasculares e mrsteoporose.

Como confirmar o diagnóstico

Um médico endocrinologista fará perguntas sobre como você está se sentindo para ver se seus sintomas combinam com os da andropausa. Em seguida, um exame de sangue é realizado para verificar o nível de testosterona no sangue.

Como existem outras condições associadas a baixos níveis de testosterona, seu médico provavelmente fará testes para descartar outras possibilidades antes de fazer um diagnóstico de andropausa.

É importante notar que muitos dos sintomas associados à andropausa também são uma parte normal do envelhecimento, e podem não ser reversíveis com o tratamento.

Andropausa

Sendo a doença causada pela diminuição da produção de testosterona, muita gente acredita que basta repor isso quimicamente para se livrar da doença. Infelizmente não é bem assim: a andropausa é incurável.

Ao realizar o tratamento adequado, o paciente diminui os efeitos da doença, mas não se cura dela, pois o envelhecimento reduz cada vez mais os níveis do hormônio.

Tratamento e prevenção

Repor a testosterona é o tratamento mais comum para os homens que estão passando pela andropausa. Este tratamento pode aliviar os sintomas e ajudar a melhorar a qualidade de vida em muitos casos. Mudanças no estilo de vida, como aumento de exercícios, redução do estresse e boa nutrição também ajudam. Seu médico irá ajudá-lo a decidir se o tratamento com testosterona está correto em sua situação.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre andropausa, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?