Termogênicos e perda de peso: Entenda o que são e como atuam na sua saúde
25 de julho de 2018
Insulina e Diabetes: Qual a relação? Quando e como usar?
31 de agosto de 2018
Exibir tudo

Anabolizantes: Como agem no organismo? Seu uso tem consequências?

Os anabolizantes estão cada vez mais sendo usados, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, muitas vezes, simplesmente por questões estéticas. Entretanto, o consumo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.
Os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento do tecido ósseo e muscular, fazendo com que haja um aumento desses dois tecidos no corpo, principalmente a massa muscular. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:
– Queda acentuada do cabelo
– Aumento da quantidade de acnes no corpo
– Alterações no fígado
– Alterações de humor sendo caracterizado, muitas vezes, com comportamento agressivo, paranoia, alucinações e/ou psicoses
– Aumento da pressão arterial e outros

Além disso, no caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como a voz ficar mais grossa e o surgimento de pelos em locais e em uma quantidade além do normal, irregularidade na menstruação e diminuição dos seios e aumento de apetite.
Já nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozoides e calvície.
Nos adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.
Esses hormônios podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, serem prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens ou para ajudar um paciente em alguma situação específica que o médico precisa avaliar. Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido, além de ser de grande risco para a saúde.

Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aquiMarque sua consulta!

Para ler mais sobre esse e outros temas, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?