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Alimentação saudável: informações e dicas.

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida.

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença.

As pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir as necessidades orgânicas de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cor, textura e sabor. Uma alimentação saudável atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do organismo.

Nutrientes são compostos químicos que estão presentes nos alimentos e que podem ser aproveitados pelo nosso organismo para sua manutenção ou crescimento.

Existem vários tipos de nutrientes mas em geral eles podem ser divididos da seguinte maneira: nutrientes não-essenciais (aqueles que podem ser produzidos pelo corpo humano a partir de outros compostos) e nutrientes essenciais (aqueles que o organismo humano não é capaz de produzi-los, sendo necessário obtê-los por meio da alimentação).

Uma alimentação saudável deve ser:

  • Variada: que inclui vários grupos alimentares, a fim de fornecer diferentes nutrientes (por exemplo: cereais, frutas, hortaliças, carnes, laticínios e feijões).
  • Equilibrada: respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento (exemplo: deve-se comer mais frutas do que gorduras).
  • Suficiente: em quantidades que atendam e respeitem as necessidades de cada pessoa.
  • Colorida: quanto mais colorida é a alimentação, mais adequada é em termos de nutrientes. Além de assegurar uma refeição variada, isso a torna atrativa, o que agrada aos sentidos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, grãos e tubérculos em geral (tais como mandioca e batatas).
  • Segura: os alimentos não devem apresentar contaminantes de natureza biológica, física ou química ou outros perigos que comprometam a saúde do indivíduo ou da população.

Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais.

É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produtos bons e que não façam mal à sua saúde.

Dicas para Alimentação Saudável:

  • Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana;
  • Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;
  • Evite o consumo de óleos e manteigas;
  • Evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;
  • Faça alimentos com menos sal;
  • Beba pelo menos 2 litros de água diariamente;
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;
  • Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;
  • Não consuma líquidos durante as refeições;
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente.

Os hábitos alimentares se modificam de acordo com as fases da vida. A alimentação infantil é diferente da alimentação de um adulto ou idoso.

No próximo artigo abordarei o que é essencial para cada idade, para que em todas as fases os hábitos sejam saudáveis.

Ler mais sobre vida saudável.

É importante que seja consultado um endocrinologista. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM, procure aqui.

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