Andropausa: sinais de alerta.
14 de maio de 2018
Diabetes
Diabete: sintomas de alerta
18 de maio de 2018
Exibir tudo

Acne e hormônios femininos.

Acne e hormônios femininos

A acne é extremamente comum.

Quase toda mulher teve pelo menos um pouco de acne em alguma fase da vida. Pesquisas mostraram que a acne reduz a auto-estima e é extremamente estressante. Embora deva desaparecer junto com a adolescência, pode persistir por muitos anos e demandar um pouco mais de atenção.

Acne vulgar é uma lesão inflamatória da unidade pilo-sebácea (estrutura da pele constituída do pêlo, folículo piloso e glândula sebácea). As lesões características podem ser comedões abertos (escuros) ou fechados (claros), pápulas inflamatórias, pústulas, nódulos ou cistos que podem levar a cicatrizes permanentes e alterações na pigmentação cutânea. As lesões ocorrem principalmente na face, pescoço, dorso e região torácica.

Causas hormonais

As causas hormonais incluem todas as situações que resultam de secreção aumentada dos andrógenos (hiperandrogenismo, ou seja, o aumento dos hormônios masculinos) nas mulheres.

Além de acne, o hiperandrogenismo causa seborréia, aumento de pelos (hirsutismo) e queda de cabelo (alopecia). Dentre as causas de hiperandrogenismo no sexo feminino, podemos citar: síndrome dos ovários policísticos, doenças da glândula supra-renal e uso de medicamentos que contém hormônios.

Nas mulheres acima de 25-30 anos com acne de aparecimento recente e na presença de outros sinais de hiperandrogenismo devem ser submetidas à avaliação hormonal minuciosa, bem como exames de ultrassom dos ovários e das glândulas supra-renais. Por outro lado, aparecimento em crianças antes da idade de puberdade normal também exige investigação hormonal, pois pode se tratar de precocidade sexual.

Tratamentos

Existem diversas técnicas para se readquirir o equilíbrio hormonal e tratar de modo seguro. No entanto, identificar a causa é fundamental para instituir a melhor opção terapêutica que dependerá da gravidade, idade do paciente, preferências e histórico de tratamentos anteriores. Os tratamentos podem atuar em todos os fatores causadores da acne.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais dicas, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?