Diagnosticado com Tiroidite de Hashimoto?
30 de setembro de 2019
Hipertireoidismo : quando sua tireóide se torna muito ativa
30 de novembro de 2019
Exibir tudo

A diabetes e o coração: existe alguma conexão?

Sim. Segundo a American Heart Association, Diabetes é considerada um dos maiores fatores de risco para problemas cardíacos. Pacientes diabéticos têm o mesmo risco de ter um evento cardiovascular que pacientes não diabéticos que já sofreram um ataque cardíaco.

Diabetes e doenças cardíacas estão conectadas de várias maneiras. A hiperglicemia ( açúcar alto no sangue) pode, a longo prazo, acarretar danos as artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.

Então você já entendeu que se você tem diabetes, tem maior risco para as doenças cardiovasculares, com infarto e derrame. Por isso, sigam as dicas pra melhorar a saúde do seu coração.

Não se desespere. Estamos aqui para conscientizar sobre o que fazer para melhorar sua saúde e evitar essas complicações. Pequenas mudanças podem ajudar a gerenciar seu diabetes com facilidade.

Dica 1: comece a se mover.

Você deve optar por pelo menos 30 minutos de exercício cinco dias por semana e isso não precisa ser feito em uma sessão. Se for difícil para você se exercitar na sua rotina, tente usar os intervalos de almoço ou imediatamente após o trabalho. Se você trabalha em uma mesa, tente se esticar e ficar em pé sempre que possível. Evite ficar sentado por horas a fio. O exercício melhora a ação do hormônio insulina.

Dica # 2: pratique uma dieta do coração.

Alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e grãos integrais, são essenciais para fornecer ao coração a nutrição necessária para permanecer o mais saudável possível. Ficar longe de alimentos que contêm grandes quantidades de sal, gorduras trans e gorduras saturadas também é importante. Isso significa limitar o máximo possível a ingestão de frituras, carne vermelha.

Dica # 3: procure um especialista.

O diabetes é melhor administrado, sempre, com a ajuda de um endocrinologista. Saber que tipo de dieta, exercício e medicamentos tomar é crucial para fornecer ao corpo a nutrição e os suplementos necessários para controlar o nível de açúcar no sangue.

Quando você consegue gerenciar bem seu diabetes, reduz os riscos de doença cardíaca. O tratamento ocorre de várias formas, mas trabalhar com um endocrinologista é uma das melhores maneiras de educar-se sobre as várias necessidades do seu corpo.

Seu coração desempenha um papel significativo em todos os aspectos do seu corpo. Bombeia sangue por todo o corpo, fornece oxigênio necessário para respirar, envia nutrientes aos tecidos e, na verdade, é isso que lhe dá vida. Cuidar disso é a coisa mais importante que podemos fazer.

Um coração saudável é tão importante quanto um corpo ou uma mente saudável.

Quero ajudá-lo(a) a fazer escolhas diárias mais conscientes. Em troca, você levará uma vida mais saudável.

Em caso de dúvidas, busque orientações de um médico especialista em endocrinologia. Para saber se o médico é endocrinologista, associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

Para ler mais sobre diabetes, clique aqui.

Iniciar WhatsApp
Como posso te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?